segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bom-senso para crianças


Comerciais são formas de anuncio de coisas, geralmente de produtos à venda, mas podem também ditar tendências e formas de conduta, principalmente para pessoas de mente fraca ou em formação. Mais preocupadas em chamar atenção do que no nível de bom-senso da propaganda, as empresas não raro extrapolam em seus comercias. Há quem julgue que seja errado haver restrições criativas aos comerciais, mas tendo em vista seus respectivos públicos, existem casos em que seria bom haver quem julgasse o nível de bom-senso em certos comerciais, como os destinados à crianças.
Crianças são pessoas com personalidade ainda em fase de formação, no geral sensíveis à influencias externas. Propagandas ( principalmente de televisão) são chamativas, ficam marcadas na mente das crianças. Comerciais que as induzam à maus comportamentos não deveriam ser veiculados para evitar que seu público associe a má educação com a recompensa de ganhar o produto. Um exemplo interessante disso acontecendo é mostrado no filme “A Creche do Papai”, numa cena em que os responsáveis por vender uma marca de doce para crianças discutem como devem fazer o comercial, e um deles argumenta “talvez seja difícil convencer os pais a comprarem isso para seus filhos, a menos que as crianças comecem a bater suas cabeças no chão e não parem até que seus pais finalmente comprem!”
Há muitos comerciais que induzem a criança ao mau comportamento, ainda o associam à uma recompensa. É dever dos mais educar os filhos, mas se a mídia mais atrapalha do que ajuda então é justo haver restrições ao que é veiculado. E independentemente de quem é responsável pela educação, existe ainda o bom-senso que deveria ser seguido nos comerciais. Propagandas que mostram crianças gritando, batendo, chutando, esperneando, chorando para conseguir o que querem do pais é de muito mau gosto, e nesse caso não se pode argumentar que senso e gosto sejam particulares a cada pessoa.
Liberdade artística é uma coisa, mas não se pode deixar passar tudo quando se tem me mente trabalhar com pessoas que ainda estão aprendendo a discernir entre o certo e o errado. Existem várias propagandas que mostram crianças se comportando e ganhando uma devida recompensa por isso. Se é possível chamar a atenção da criança sem confundí-la quanto às definições de bom e mau, porque aceitar o que prejudica não só à ela mas também aos pais?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá! Finalmente achei novamente o seu blog. Eu só tenho a agradecer por você compartilhar as suas belíssimas ideias aqui. Esse leitura que fiz pouco tempo antes do ENEM 2014 resultou em minha aprovação na UFRJ e UFRGS. Não tenho como retribuir, mas MUITO OBRIGADO, AMIGO!

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  3. O tema da redação do ano passado foi sobre a publicidade infantil. :)

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