quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Função Social da Religião para além de Deus ou se Deus não Existe

Este discurso não tem como propósito discutir a existencia ou inexistencia de Deus; não deve ser lido ou entendido como uma manifestação ateísta ou contra Deus de forma alguma; é apenas uma consideração à respeito do significado do culto religioso dentro da sociedade. Minha opinião pessoal quanto ao que se refere à definição de Deus é que Ele é a força que mantem o Universo em harmonia; sendo algo abstrato, não creio que Ele tenha consciencia, muito menos que Ele julgue cada uma das pessoas como boas ou ruins. Sendo uma força inconsciente, de nada serve a oração ou os cultos religiosos? A religião tem função social unificadora, é o momento em que pessoas se reunem para entrar em contato umas com as outras de forma mais profunda, em que elas pensam no que conquistaram e no que perderam, para auto-conhecimento próprio e da comunidade, para que cada um sinta que faz parte de uma sociedade.
Fui chamado para participar de um “jantar de ação de graças” na casa de uma amiga há algum tempo atrás. Mesmo tendo ciencia de que o jantar teria certo cunho religioso, não esperava encontrar um verdadeiro culto. Mas, apezar de nem eu, ou outros convidados participarmos do culto como integrantes da religião, estar lá naquele momento, ouvindo as histórias de perda e de superação de cada individuo foi uma esperiencia social linda e profunda.
Como na antiguidade em que as pessoas se juntavam em torno de uma fogueira para contar histórias inspiradoras sobre heróis e monstros, ou relatar suas experiencias reais, ir à um jantar exclusivamente para conversar sobre a vida, seus caminhos e significados com pessoas desconhecidas foi uma experiencia que apenas a religião permite. Há vários ambientes que permitem sociabilização, como a escola, o trabalho, a vizinhança; mas para se fazer ouvir dentro dessas ambientes é necessário conquistar a atenção das pessoas, o que não é preciso num ambiente religioso, pois basta estar dentro que todos o tratam como conhecido; não é preciso se preocupar em conquistar o respeito e a atenção das demais pessoas, basta levantar a mão e falar “tenho algo a dizer.”
Foi assim que comecei a pensar se não haveria algo mais na religião do que um onjunto de dogmas e teorias metafísicas, e percebi uma outra função da religião: sua função social.

Um comentário:

  1. Não vou entrar no mérito de que eu discordo das suas idéias sobre Deus. Vou apenas dizer que eu, também, gosto do ambiente religioso. As pessoas se tratado como conhecidas, como "irmãos", é uma coisa bastante especial, porque na minha opinião uma das coisas que mais nos aflige como seres humanos é a sensação de sermos pequenos, desconhecidos e desimportantes. Eu acredito que a religião é muito importante pra acalmar esses anseios e dar a sensação de "fazer parte de alguma coisa".

    ResponderExcluir