quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Multiculturalismo na Sétima Arte



A época atual é chamada de Era da Informação, graças ao advento da internet; e deve-se a isso o fenômeno da globalização. Informações de todos os tipos podem ser encontradas facilmente; são detalhes das antigas religiões da Índia e da China, até os últimos avanços da ciência; passando por toda a literatura que restou desde os tempos remotos até hoje, rituais exóticos, filosofias de Buda e Platão até Sartre e Humberto Rohden. Mundos inteiros agora na palma da mão de quem tem um celular de última geração; artistas agora tem muito mais material de referencia do que serão capazes de usar em anos.
Culturas de diferentes épocas e diversos paises são usadas em conjunto no cinema e nos quadrinhos; de formas simples como filmes de época como “O Ultimo Samurai” ou a história de ninjas dos irmãos Wachowski; ou adaptações de obras japonesas para o cinema estadunidence, como “O Chamado” ou “Speed Racer”, e as intenções do ator e produtor Leonardo DiCaprio em adaptar o clássico de animação japonesa “Akira”, e James Cameron querendo fazer a sua versão cinematográfica do mangá “Gunn- Batlle Angel Alita”.
Um grande passo para o sincretismo cultural no cinema foi a Trilogia Matrix. A história-base do personagem Neo (Keanu Reeves) é claramente inspirada na alegoria do homem que saiu da caverna onde viveu a vida toda e pôde, assim, ver o mundo tal como ele é, e descobrir que as sombras na parede que ele aprendeu a encarar como verdadeiras eram, na realidade, ilusões. E as máquinas que mantinham as pessoas presas na “caverna” são o Demônio Maligno proposto por Descartes.
Quando está para sair da Matriz, o personagem Cypher alerta Neo: “Aperte os cintos, porque o Kansas vai sumir do mapa”, numa clara referencia ao clássico infantil “O Mágico de Oz”. Críticos de cinema relacionam Cypher a Judas, por ambos terem sido traidores, e o nome do personagem teria se originado do nome de Lúcifer, o anjo que se rebelou contra Deus, reforçando as menções bíblicas.
Na mesma cena, antes de ver a Realidade, Neo toca em um espelho, e se torna o espelho. A idéia vem dos ensinamentos do budismo, segundo o qual a mente deve ser como um espelho, que apenas reflete o que está à sua frente, sem julgar. A certa altura do filme, Neo encontra um garoto vestido como monge budista, que lhe passa mais algumas mensagens da tal religião.
Não é só o cinema dos Estados Unidos que busca no Oriental material de referencia, os animes e mangás (animação e quadrinhos japoneses, respectivamente) também usufruem da cultura ocidental. Os animes “Neon Gênesis Evangelion” e “Ergo Proxy”, e o mangá FullMetal Alchemist são ótimos exemplos. Evangelion, que Hollywood tenta há anos produzir uma versão própria, apesar de ser japonês, usa e abusa de elementos da filosofia nascida na Europa e da religião cristã.
Na história, em que monstros gigantes atacam o planeta, cada um desses entes recebe o nome de um anjo, e, para proteger a Terra, são feitos clones de Adão, o primeiro anjo, que recebem o nome de Evas ou Evangelion. Um dos anjos que aparece mais tarde na série chama-se Lilith, suposta primeira esposa de Adão em certa vertente da mitologia cristã, e uma arma usada contra os anjos é uma lança gigante chamada Lança de Longinus. Longinus seria o soldado responsável por matar Jesus Cristo.
O anime, que é profundamente filosófico, não deixa de fazer insinuações à teorias como o eterno retorno proposto por Nietzsche, ou o sistema Sephroth (a Árvore da Vida da Cabala). No capítulo em que um anjo tentar entrar na mente de um dos personagens, fazendo com que a pessoa fique extremamente desesperada, recebe o título de “Doença até a Morte”, como no livro do filósofo Kiekegaard, “O Desespero Humano (Doença até a Morte)”, de 1849.
Ergo Proxy, como é possível notar, tem seu nome inspirado na célebre frase de René Descartes, “cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Outras referencias são a Alegoria da Caverna, de Platão, base do roteiro; o filme “City Lights”, de Chaplin, que na história aparece como uma biblioteca com esse nome, onde o dono fala do significado de palavras gregas e cita filósofos como Rousseau, num capítulo introspectivo; mitologia grega, com o personagem Dédalos (pai de Ícaro, confeccionou dois pares de asas feitas de cera para poder voar, mas seu filho voou alto demais e teve a cera desfeita pelo Sol), no anime, desprezado por sua amada, Dédalos fez um clone alado dela, mas ela, ouvindo a voz do “Criador”, foi até o seu encontro, no céu, mas suas células eram intolerantes à luz, e acabou morrendo. Essas células são chamadas de “amrit”, que na mitologia hindu, é uma bebida que concede imortalidade a quem a toma.
Basta um pouco de pesquisa para encontrar as diversas menções que um filme ou série faz a culturas de lugares distantes. O cartoon (desenho animado estadunisdense) “Avatar- O Ultimo Dominador de Ar” trás religiões orientais, estilo de anime, o Mundo das Idéias de Platão e o mundo criado por Tolkien em “O Senhor dos Anéis”. No filme “Avatar” de James Cameron, os avatares e navis são azuis porque a palavra avatar é de origem sânscrita, e designava as encarnações do deus da vida, Vshinu, que é representado como tendo a pele de cor azul, e sua mais famosa encarnação, Krishna, era azul também. Os filmes da Disney “O Rei Leão” e “O Rei Leão 2” tem seus enredos baseados nas obras shakespearianas “Hamlet” e “Romeu e Julieta”, respectivamente, e “Atlantis” dispensa comentários. “Bewolf”, além de filme, é uma lenda de culturas antigas. Já foram feitas várias versões cinematográficas de “O Fantasma da Ópera”, das obras de Lewis Carrol (autor de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do Espelho”) e Homero (suposto autor da “Ilíada” e “Odisséia”), e as histórias do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. Bruxos, vampiros e lobisomens são personagens que estão constantemente nas telas (vide “Harry Potter” “Crepúsculo” “Anjos da Noite” “Um Lobisomem Americano na França” “Dracula” entre muitos outros).
O antigo conceito da filosofia hindu do Registro Akashic tomou forma hoje, e todo o conhecimento e feitos da humanidade estão acessíveis. Prato cheio para os artistas de todas as faculdades, principalmente os cineastas, da arte mais popular da atualidade.

Um comentário:

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